Artigos Médicos

Acupuntura

Publicada em 17/01/2010 às 00h

A acupuntura é uma técnica que surgiu na China há quase cinco mil anos, estando hoje inserida na Medicina Tradicional Chinesa. Ela consiste na introdução de agulhas, ventosas e moxabustão (queima de pequena quantidade de erva seca) em determinados pontos da superfície da pele, e outros procedimentos tradicionais.

Além das dores em geral, outras doenças podem ser tratadas: sistema músculo-esquelético, alergias, estresses, insônia, depressão, distúrbios menstruais e hormonais, entre outras. Outras terapias podem ser tratadas ao mesmo tempo com acupuntura (homeopatia, alopatia, fisioterapia, etc.). É conveniente consultar um médico acupunturista para saber se sua doença pode ser tratada pela especialidade.

A inserção das agulhas na pele do paciente é quase indolor e raramente sangra ao retirá-las. Por ser um método invasivo, as agulhas são de uso individual, esterilizadas e descartáveis, portanto não poderão transmitir quaisquer doenças.

A acupuntura é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995. Para tornar-se acupunturista, o médico faz um curso de três anos em instituições médicas reconhecidas pelo MEC, presta concurso no Colégio Médico de Acupuntura e, caso seja aprovado, a Associação Médica Brasileira homologa o título de especialista em acupuntura, sendo esse título registrado nos CRMs dos estados onde o médico irá atuar.
Walter Bandeira

Walter Bandeira

CRM-PB: 1785

Especialidade: Acupuntura e homeopatia