Artigos Médicos
Sarcomas de cabeça e pescoço
Os sarcomas são um grupo de tumores que se originam do mesoderma embrionário, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na região da cabeça e pescoço. Existem vários subtipos de sarcomas, acometendo faixas etárias distintas, devendo, portanto, serem analisados caso a caso, porém tendo uma predileção pelos extremos de idade, ou seja, crianças (10-20%) e idosos. Há uma discreta tendência a acometer o sexo masculino.
Os sarcomas em cabeça e pescoço têm como apresentação mais comum uma massa assintomática, que pode crescer e causar dor. Outros sintomas que podem surgir dependem do local do tumor, como sinusite crônica, dor de ouvido, alterações visuais, sangramento nasal etc. Na investigação diagnóstica, incluem-se exames como tomografia e ressonância nuclear magnética.
O tratamento consiste na cirurgia, seguida ou não de radioterapia e/ou quimioterapia. São considerados tumores agressivos, onde cada caso deve ser analisado isoladamente.
É importante sempre ter em mente que no aparecimento de sintomas, ou suspeita clínica, deve-se procurar o cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação e início de tratamento o mais breve possível.
Victor Perrusi
CRM-PB: 5803
Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço