Artigos Médicos
Nódulo na tireoide: o que fazer?
Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide, podendo ser único ou múltiplo.
Nódulos são muito comuns. O uso da ultrassonografia demonstrou uma incidência de até 67% de nódulos tireoideanos na população, sendo mais frequentes em mulheres. A principal importância clínica dessas lesões é a necessidade de excluir o câncer de tireoide presente em até 15% a 20%, a depender da idade, sexo, exposição a radiação, fatores ocupacionais, história familiar, entre outros fatores.
Na maioria das vezes, estes nódulos foram detectados em exames de ultrassonografia de rotina, ou em investigação para outras patologias, visto que a incidência de nódulos palpáveis é de apenas 5% nas mulheres e 1% nos homens. Porém, o diagnóstico de doença nodular tireoideana leva a um temor por parte dos pacientes, devido à dúvida de se ter ou não câncer. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca-RJ), estima-se mais de 9.000 novos casos de câncer de tireoide para o ano de 2014. Essa incidência vem aumentando em torno de 1% ao ano.
Deve-se ter atenção aos sinais clínicos como rouquidão, dificuldade para engolir, tosse, nódulo endurecido ou dor em região anterior do pescoço, dificuldade para respirar ou sensação de aperto no pescoço.
Na descoberta de nódulo na tiroide, o paciente deve procurar um especialista, para que seja avaliada a solicitação de exames complementares com laboratoriais, necessidade ou não de biópsia por punção, tratamento cirúrgico, ou acompanhamento clínico deste ou destes nódulos.
Victor Perrusi
CRM-PB: 5803
Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço