Artigos Médicos
Nódulo de tireoide na criança: o que fazer?
A doença nodular tireoidiana é bastante comum, atingindo em torno de 70% das mulheres. A maioria destes nódulos é benigna, sendo 15-20% cânceres de tireoide.
A faixa etária pediátrica também pode ser acometida desta doença, porém de forma mais incomum. Entretanto, nódulos diagnosticados em crianças têm um risco maior de malignidade, quando comparado àqueles nos adultos (22-26% versus 5-10%, respectivamente). Segundo, crianças com câncer papilar de tireoide têm mais chances de acometimento linfonodal, extensão extratireoidiana e metástase pulmonar. Porém, crianças têm menos chances de falecer de câncer de tireoide, quando comparado aos adultos.
A ATA (American Thyroid Association) publicou uma revisão dos guidelines do manejo dos nódulos de tireoide na faixa etária pediátrica, com uma série de recomendações a serem seguidas. Na presença de alterações na glândula tireoide, ou na presença de nódulos, procure um especialista para avaliação. Diagnóstico e tratamento precoce são grandes aliados na luta contra o câncer!
Victor Perrusi
CRM-PB: 5803
Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço