Artigos Médicos
Cirurgia de Cabeça e Pescoço - entendendo a especialidade
A Cirurgia de Cabeça e Pescoço, por ser uma especialidade relativamente nova, oriunda de diferentes raízes a partir dos principais locais onde começou a se individualizar como especialidade (nos Estados Unidos e nos países da Europa), aliado ao fato de que a designação, por si mesma, não ser muito explicativa, suscita ainda muitas dúvidas sobre a sua área de atuação.
Esta é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos, bem como de doenças congênitas da região da face, olhos e órbita, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireóide, glândulas salivares, da paratireóide e tumores da pele e do couro cabeludo, além de compor o time multidisciplinar envolvido no tratamento das doenças da base do crânio. A área de trabalho do cirurgião de cabeça e pescoço não abrange os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso central e nem as da coluna cervical.
Dentre os procedimentos diagnósticos realizados, destacamos a faringolaringoscopia e a nasofibroscopia, com a finalidade de examinar, avaliar e, eventualmente, biopsiar lesões da laringe, faringe, cavidade nasal e as punções biópsias de massas cervicais e tireóide.
Em relação às cirurgias mais comumente realizadas, podemos citar as tireoidectomias, traqueostomias, cirurgias de glândulas salivares (parótida, submandibular), tumores da boca e da laringe e tratamento cirúrgico das doenças da paratireóide.
O cirurgião de cabeça e pescoço atua em um ambiente multidisciplinar, envolvido na consolidação do tratamento das massas ou tumores benignos e malignos da cabeça e pescoço, bem como na reabilitação dos pacientes acometidos por estas afecções.
Em caso de qualquer sintomatologia, procure o seu especialista. Prevenção e diagnóstico precoce são importantes no combate à doença oncológica!
Victor Perrusi
CRM-PB: 5803
Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço