Artigos Médicos

A vida após diagnóstico do câncer de mama

Publicada em 02/03/2003 às 00h

"O diagnóstico de Câncer de Mama gera um impacto psicosocial de grande magnitude que afeta a percepção da sexualidade, da procriação

Cada vez mais informadas e conscientes, as mulheres realizam sua prevenção através do auto-exame mensal ou exame clínico especializado e mamografia anuais. Esta atitude favorece o diagnóstico precoce do Câncer do Mama, com elevados índices de cura. Além disso, permite o tratamento cirúrgico por técnicas menos agressivas à estética mamária, a exemplo da Quadrantectomia, indicada para lesões de até 2 cm, em que é retirado ¼ da mama. Esta técnica é sempre acompanhada de Radioterapia.

Há, porém, casos em que a Mastectomia (amputação da mama) está indicada. Felizmente, mesmo nesta situação, o tratamento não significa "permanecer sem a mama". A reconstrução mamária imediata, realizada logo após a retirada da mama, permite que a mulher deixe a sala de cirurgia tratada do câncer e tendo sua aparência estética preservada. As mulheres já mastectomizadas podem realizar a reconstrução mamária tardia. Todo o tratamento do câncer é financiado através do SUS, inclusive reconstrução mamária, radioterapia e quimioterapia."
Tarciane Campos Ramalho

Tarciane Campos Ramalho

CRM-PB: 4846

Especialidade: Mastologista