Artigos Médicos

Verão: que cuidados alimentares devemos ter?

Publicada em 01/01/2016 às 18h

Com a elevação da temperatura neste período, devemos redobrar os cuidados com a hidratação e a alimentação para sentirmos bem-estar e evitarmos doenças.

O corpo pede que se consuma mais líquidos para compensar as perdas de água e minerais pela transpiração. Não espere sentir sede, isto já é um alerta! O calor excessivo e a desidratação podem levar a náuseas e falta de apetite.

No verão, ficamos mais susceptíveis às intoxicações alimentares tanto pelo calor que deteriora rapidamente alguns alimentos mal acondicionados e aumenta a quantidade de insetos (veículos de doenças), quanto pelo hábito de comer fora (praia, passeios...). As intoxicações alimentares podem causar náusea, vômito e diarreia. Em idosos, gestantes e crianças, as complicações podem ser mais graves.

DICAS:

- Hidratação: água, sucos, água de coco. Cuidado em observar a validade e se o lacre das garrafas estão íntegros. Quanto aos sucos, dependerão da higiene de quem o fez!

- Lavar as mãos.

- Refrigeração: acondicionar alimentos nos passeios em isopor ou bolsa térmica. Lembrando que esta última não mantém a temperatura adequadamente para a conservação de presunto, queijos, iogurtes e carnes.

- Barracas de praia e vendedores ambulantes: observar a higiene do local, dos funcionários (cabelo preso, se manipula alimento e dinheiro...). Evite maioneses, patês e alimentos crus que facilmente se deterioram, facilitando a proliferação de bactérias. Os queijos utilizados geralmente não são feitos com leite pasteurizado e podem carrear doenças também. As famosas "garrafinhas" e picolés feitos com água de origem desconhecida podem conter inclusive o vírus da hepatite A.

O melhor quando estamos na praia e em viagens, se possível, é levar de casa sanduíches sem maionese ou presunto, frutas secas e frescas, barra de cereais, castanhas, biscoitos. Cuidado ao comprar produtos de ambulantes!

Boas férias!

Simone Furtado Trajano

Simone Furtado Trajano

CRM-PB: 4905

Especialidade: Gastroenterologia, endoscopia digestiva e clínica médica

Mais artigos de Simone Furtado Trajano