Artigos Médicos

Importância do exame oftalmológico precoce em crianças

Publicada em 04/05/2003 às 00h

A Oftalmologia é uma especialidade que se aplica a todas as idades. A visão normal é um dos fatores indispensáveis para a aprendizagem da criança, visto que a maioria das percepções do meio ambiente se dá através dela. Ao nascer, a criança enxerga pouco. Sua visão vai se desenvolvendo a cada dia, até que aos 6 anos, ela atinge uma visão completa, como o adulto. Por isso, é muito importante que os problemas de visão das crianças sejam tratados antes dessa faixa etária.

O exame preventivo na infância é um assunto de especial relevância. Infelizmente, o primeiro exame das crianças somente ocorre na idade escolar, em torno dos 5 aos 7 anos. O ideal é a realização de exames o mais cedo possível, para que o problema visual seja corrigido adequadamente sem trazer prejuízos ao perfeito desenvolvimento da visão. Aos três anos de idade, por exemplo, já é possível obter muitas informações da criança, permitindo avaliar a acuidade visual, fato este de extrema importância. Os vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) são entidades facilmente diagnosticáveis e o tratamento desses problemas na infância é de grande importância no desenvolvimento da visão. Mesmo no recém-nascido, podem ocorrer doenças oculares cujo diagnóstico precoce e o tratamento imediato são fundamentais para o adequado desenvolvimento visual até a idade adulta. A catarata e o glaucoma congênitos e a retinopatia da prematuridade são exemplos disso.

Se a criança se queixar de dores de cabeça ou mal estar após algum esforço visual, falta de interesse pela leitura, franzir a testa ou apertar os olhos para enxergar objetos distantes, ou se aproximar muito de cadernos ou livros para ler, procure o oftalmologista para avaliar se ela está precisando de óculos. Mesmo se não houver nenhum problema aparente, recomenda-se que a primeira consulta seja feita aos três anos de idade. A prevenção e a detecção precoces de anormalidades oculares são os melhores métodos de diminuir ou mesmo prevenir a baixa visão e a cegueira no mundo.
Silvana Trigueiro

Silvana Trigueiro

CRM-PB: 4838

Especialidade: Oftalmologia

Mais artigos de Silvana Trigueiro