Artigos Médicos
Cuidados com as crianças no verão
Durante o verão e as férias, as crianças ficam mais expostas ao calor, sol e mudanças na alimentação. Por esse motivo, os pais devem ter atenção redobrada.
Elas devem vestir roupas leves, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, principalmente das 9h às 16h; evitar banhos com água muito aquecida e ingerir líquidos com frequência. Água, chás, sucos naturais e água de coco são as melhores opções. No calor, os alimentos estragam facilmente. Por isso, é muito comum intoxicação com alimentos comprados na rua. É preferível levar algo de casa e prestar muita atenção à sua conservação.
Deve-se evitar exposição direta ao sol de crianças menores de 6 meses. Elas não podem usar protetor solar. Então, a proteção deve ser feita somente com barreiras mecânicas - roupas, chapéus, sombrinhas -, lembrando que os raios solares são refletidos na água e na areia e pode haver queimaduras mesmo embaixo do guarda-sol. Os maiores devem sempre usar protetor solar, em quantidade generosa, de preferência com FPS 30 ou maior. A orientação é passar 30 minutos antes da exposição ao sol e repassar a cada 2 horas, mesmo que a criança não tenha tomado banho de mar ou piscina. Alguns locais da pele são frequentemente esquecidos na hora de passar o protetor e, comumente, sofrem queimaduras, como as orelhas, a nuca, peito do pé e áreas próximas dos biquínis e sungas.
O uso de roupas e bonés também ajuda bastante na proteção contra queimaduras solares. Após a praia ou piscina, evite deixar a criança molhada ou com roupas molhadas, o que favorece o aparecimento de micoses de pele.
Observe os cuidados adequados para garantir bons dias de verão e curtir as férias com saúde.
Sheila Lúcia Serpa Leal
CRM-PB: 7127
Especialidade: Pediatria