Artigos Médicos

Artrite Reumatóide e Látex

Publicada em 12/06/2005 às 00h

Artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica, inflamatória do tecido conjuntivo, de etiologia desconhecida, geralmente centralizada sobre as articulações, podendo levar a deformidade e invalidez. Látex é o teste laboratorial utilizado para qualificação da presença ou não dos fatores reumatóides, que são proteínas anormais encontradas no soro de muitos pacientes com artrite reumatóide. São chamados de fatores reumatóides porque foram descobertos inicialmente na AR.

O teste é chamado positivo pela técnica do Látex em lâmina com título igual ou maior do que 1/30 e em tubo 1/40. Para fins diagnósticos, títulos iguais ou maiores do que 1/60.

Na sua interpretação, é preciso ressaltar a presença do Látex positivo, geralmente em títulos baixos em outras enfermidades auto-imunes, infecções crônicas, em indivíduos sadios em 5% a 10% e até 20% acima de 60 anos.

A positividade do Látex não faz diagnóstico de AR, assim como sua negatividade não exclui seu diagnóstico. A prova do Látex positiva auxilia apenas na correlação com a forma evolutiva, atividade clínica e gravidade da AR.

No entanto, com a evolução da metodologia de investigação imunológica, outros testes sorológicos foram desenvolvidos (Waaler-Rose, Fator perinuclear). Um novo método anti-CPP (auto-anticorpos antipeptídeo cíclico citrulinado) oferece alta sensibilidade e maior especificidade no diagnóstico precoce da artrite reumatóide (AR) do que outros testes referidos.

Apesar dos avanços na área laboratorial, o diagnóstico da artrite reumatóide é essencialmente clínico. "
Severino Cartaxo

Severino Cartaxo

CRM-PB: 899

Especialidade: Reumatologista e Fisiatra

Mais artigos de Severino Cartaxo