Artigos Médicos

A Psique da Fertilidade

Publicada em 09/05/2004 às 00h

"Chega um momento na vida das pessoas que formar uma família e ter filhos são objetivos firmes por aqueles que buscam realização e perpetuação da vida. No princípio, vem o desejo; depois, a decisão; e, por último, as tentativas para gerar. Parece ser muito natural, abdicando apenas o contraceptivo.

Após várias tentativas sem êxito, alguns casais são imbuídos de sentimentos de frustração, angústia e ansiedade progressivas ao tempo de tentativas. Cerca de um ano depois sem conseguir engravidar de forma espontânea, geralmente, procuram ajuda médica. Diante de um diagnóstico de infertilidade - cujas causas podem ser por fator feminino, masculino ou ambos -, esta nova realidade pode interferir no bem-estar psíquico do casal, tornando-o frágil diante dos relacionamentos familiares, profissionais e sociais; repercutindo na vida sexual, diminuindo seu rendimento por desfocar o prazer sexual e investir no ato para alcançar o objetivo comum da gravidez.

Por estes motivos, é que idealizamos um acompanhamento para estes casais, que se submetem ao programa de Reprodução Assistida de maneira multidisciplinar, compreendendo o ser humano na sua plenitude e inquietudes que, ao mesmo tempo, possuem sonhos e projetos. Por isso, eles devem ser cuidados com individualidade e integrados, respeitando a história de vida, religião, formação, ética e, acima de tudo, sigilo nas informações, o que estabelece a confiança e vínculo com a equipe.

Entendemos que quando o casal decide entrar no programa, ele inicia uma jornada com a equipe e todos passam a compartilhar do mesmo sonho. Isso alivia a carga emocional, que antes era só do casal, permitindo ao profissional de psicologia oferecer um espaço para escutar, pensar, refletir, falar sobre o que mais os incomoda, expondo e minimizando seus medos, fantasias e expectativas.

Com o programa, estes casais recebem apoio emocional de forma acolhedora, aliando a técnica e procedimentos efetuados pelo médico especialista e biólogo para juntos engravidarmos e conquistarmos a satisfação de homenagearmos a vida. Como disse um pai participante do programa "não existe maior emoção no mundo que a de ter um filho".
Ricardo Lucena Ramos

Ricardo Lucena Ramos

CRM-PB: 3998

Especialidade: Mastologia