Artigos Médicos

Obesidade na Adolescencia

Publicada em 08/05/2005 às 00h

Obesidade define-se como o excesso de gordura corporal total em relação com o peso do corpo. O diagnóstico é feito, em geral, pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que é igual ao peso pela altura ao quadrado.

Qual a causa da obesidade? Existem distúrbios genéticos que levam a este problema, mas eles são raros. O que temos hoje em todo o mundo é uma pandemia de obesidade causada pela ingesta de alimentos altamente calóricos (açúcares e gorduras) e pelo sedentarismo (diminuição da atividade física).

Como conseqUência, a obesidade na adolescência propicia elevação da pressão arterial (hipertensão), problemas articulares, alterações do metabolismo das gorduras e da glicose. Pode chegar, inclusive, ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, que até um tempo atrás era visto como o diabetes do adulto, mas hoje está sendo observado com certa freqUência em adolescentes obesos.

Como tratar? É preciso fazer uma abordagem direta nas causas: ingesta alimentar e atividade física. Para tanto, deve haver reeducação alimentar e estímulo aos exercícios físicos. Para que se atinja o objetivo, a interação familiar é fundamental junto ao equilíbrio emocional, sendo ideal o acompanhamento multidisciplinar por endocrinologista, nutricionista e psicólogo.

Acreditando ser a prevenção a melhor terapia para obesidade, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) iniciou já em alguns estados, e estamos começando na Paraíba, o projeto "Escola Saudável", que visa despertar hábitos saudáveis de vida."
Renato Junger de Oliveira

Renato Junger de Oliveira

CRM-PB: 1722

Especialidade: Endocrinologia pediátrica

Mais artigos de Renato Junger de Oliveira