Artigos Médicos

Doenças alérgicas e uma melhor qualidade de vida

Publicada em 01/05/2005 às 00h

A prevalência das doenças alérgicas hoje atinge 1/4 da população mundial. Suas características geram doenças crônicas, repercutindo de forma importante no período da infância e adolescência, principalmente doenças como a Asma e Rinite Alérgica Perene (RAP).

A palavra alergia vem do grego "ALLOS" que significa alteração do estado original. As doenças alérgicas são multifatorias e complexas. Seus sintomas estão fortemente modulados por fatores ambientais e regulados geneticamente.

Atualmente, a asma é tida como a doença crônica mais comum na infância. Trata-se de uma patologia pulmonar identificada na maioria dos casos pela tosse, falta de ar e chiado no peito. No entanto, a RAP é mais freqUente que a própria Asma. Nestas faixas etárias, as rinites se assemelham bastante ao resfriado comum apresentando espirros, coceira no nariz, secreção e obstrução nasal.

Nas duas patologias citadas há uma perda considerável nas atividades físicas, sociais e emocionais na infância e adolescência, assim como alteração do crescimento que podem acompanhar o paciente até a fase adulta. Estes problemas podem ainda repercutir em todo o universo familiar.

O alergista é o profissional qualificado para identificar a patologia, acompanhar e orientar de forma multiprofissional todo o processo, promovendo uma melhor a qualidade de vida . O manejo destas doenças por parte do alergista diminui o estigma que alguns carregam erroneamente de terem alergia a "tudo". Como estas patologias são consideradas de grande importância à Saúde Pública, a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI) realiza, na primeira semana de maio, a Semana de Combate à Alergia e no dia 7 de maio o Dia Mundial de Combate à Asma. "
Raiff de França Vasconcelos

Raiff de França Vasconcelos

CRM-PB: 5235

Especialidade: Alergia e Imunologia