Artigos Médicos

Homeopatia nas Alergias

Publicada em 04/01/2004 às 00h

"Se chegarem dez crianças com bronquite asmática, não vamos dar o mesmo remédio. Modalidades como hora da crise, o que melhora ou piora, se agrava com calor ou frio, se melhora sentado ou andando, reações emocionais, do que gosta de brincar, se é ativo ou parado e se a ela se sente querida pelos pais são alguns fatores para individualizar o medicamento homeopático. Não é apenas o diagnóstico que deve ser considerado, mas também a forma de adoecer, a sensibilidade, as alterações emocionais. Todos são dados importantes.

Individualizar não é dar nome a cada doença. Fundamenta-se na visão do homem como um todo ao nível de corpo e mente. É dessa forma que a Homeopatia atua, não tratando o indivíduo de forma fragmentada, e sim, a pessoa em sua totalidade.

O remédio homeopático modula o sistema imunológico fazendo com que ele tenha uma reação favorável, nem para o excesso nem para a deficiência. O certo não é só estimular o organismo, pois tem hora que deve inibir esse sistema, e a Homeopatia faz isso.

Para tanto, é preciso fazer a leitura dos medicamentos observando os aspectos físicos e mentais e os pais devem ser orientados para que tenham cuidados na alimentação dos filhos, evitando corantes, combinações alimentares inadequadas, "~sopinhas"TM artificiais, excesso de gorduras, conservantes etc.

A Homeopatia tem ação nas patologias de um modo geral, sendo uma das grandes vantagens, a sua atuação na prevenção."
Norma Pereira Dantas Cavalcanti

Norma Pereira Dantas Cavalcanti

CRM-PB: 1709

Especialidade: Homeopatia