Artigos Médicos
Atraso na aquisição da linguagem
O atraso na aquisição da linguagem oral é bastante frequente na infância. E, na maioria das vezes, ocorre por falta de estimulação, pois faz-se necessária a interação entre adulto e criança para que a linguagem se desenvolva de forma adequada.
Existem também problemas neurológicos, psiquiátricos e otorrinolaringológicos que podem ser a causa do atraso na aquisição da linguagem. Por isso, a importância de uma detalhada avaliação da criança para que se possa excluir problemas com pior prognóstico, como o distúrbio específico da linguagem (DEL) e o transtorno do espectro autista, que são muito prevalentes.
Como a otite média é a principal causa de deficiência auditiva transitória na infância, deve ser feita uma boa otoscopia e cuidadosa avaliação auditiva, pois se a criança não escuta bem, não conseguirá falar corretamente.
A época ideal para o aprendizado de uma língua corresponde aos dois primeiros anos de vida. Geralmente, a criança começa a emitir as primeiras palavras com sentido em torno do primeiro ano de vida. Por isso, a importância da estimulação precoce através da conversa e da leitura, sempre num ambiente silencioso, para que a criança amplie seu vocabulário e possa fazer um bom registro das informações.
Para as crianças que são cuidadas em casa, estimulá-la a solicitar verbalmente o que quer. Importante também manter as crianças nos dois primeiros anos de vida afastadas de televisão, tablet e smartphone, pois já está comprovado que sua utilização nessa faixa etária leva à dificuldade de aprendizado.
Algumas orientações importantes para ajudar no desenvolvimento da criança: dormir na própria cama, abandonar a chupeta, reduzir mamadeira, introduzir mais alimentos sólidos, conversar muito (evitar fala infantilizada e no diminutivo) e brincar com a criança, ler histórias infantis diariamente e desligar os aparelhos eletrônicos. Tudo para que nossas crianças aprendam a importância da troca de palavras, de olhares e emoções.
Miriam Ramos Neves
CRM-PB: 4012
Especialidade: Pediatria