Artigos Médicos

Leucemias

Publicada em 25/05/2003 às 00h

"A leucemia é uma doença neoplásica hematológica determinada por uma única célula defeituosa que perdeu a capacidade de se diferenciar e que ao se proliferar dá origem a células clones (idênticas). De acordo com a linhagem a que essa célula pertença, a leucemia pode ser classificada em Mielóide ou Linfóide, com comportamento agudo ou crônico.

Cada tipo de leucemia surge numa faixa etária preferencial. A Leucemia Linfóide Aguda é mais comum na infância. A Leucemia Mielóide Aguda e a Leucemia Linfóide Crônica têm uma maior incidência em adultos. A Leucemia Mielóide Crônica pode manifestar-se em qualquer idade, mas sua freqUência aumenta à medida que a idade progride.

A exposição à radiação e a produtos químicos como benzeno, inseticidas, agrotóxicos, tintas e drogas antineoplásicas têm sido associados a uma maior incidência da doença.

Os pacientes com leucemia costumam apresentar fraqueza, sonolência, palidez cutânea (secundários a anemia), perda de peso, febre que pode ser conseqUência da própria doença ou decorrentes de infecção, manifestações hemorrágicas como sangramentos gengival e nasal e sangramento na pele (equimoses). O surgimento de gânglios é freqUente e o desconforto abdominal pelo aumento do volume do baço pode ser observado.O hemograma revela anemia, diminuição ou aumento do número de leucócitos, podendo atingir níveis bem elevados (300.000 leucócitos) e queda na contagem do número de plaquetas.

O conjunto dos sinais e sintomas acima descritos, devem servir de alerta para a possibilidade da presença dessas patologias, onde o diagnóstico precoce é essencial na instituição e no sucesso do tratamento."
Maria Angelina C. Fernandes

Maria Angelina C. Fernandes

CRM-PB: 5289

Especialidade: Hematologia