Artigos Médicos
Substâncias Ototóxicas!
Devemos ter muito cuidado com o uso de diversas substâncias que temos contato em nosso dia a dia e que são conhecidas como substâncias ototóxicas! São aquelas substâncias que têm a capacidade de causar lesões nos ouvidos e que podem causar danos reversíveis ou irreversíveis, a depender da intensidade, duração ou sensibilidade do paciente aos seus componentes.
Inúmeras substâncias podem provocar lesões otológicas tais como:
- Beta-bloqueadores, antiarrítmicos, anti-hipertensivos, vasodilatadores coronários ou periféricos, vasoconstritores, antimigranosos, anticoagulantes, diuréticos, antidepressivos, analgésicos, sedativos, tranquilizantes, hipnóticos, anticonvulsivantes, antiparkinsonianos, antieméticos, alguns relaxantes musculares e anti-inflamatórios não hormonais, hormônios, antibióticos sistêmicos ou tópicos, citostáticos, sulfas, antituberculosos, anti-helmínticos, antimaláricos, antimicóticos, antialérgicos, anticoncepcionais, anestésicos, metais pesados, solventes, expectorantes, broncodilatadores, estimulantes respiratórios, moderadores de apetite, álcool, fumo, café etc.
- Os antibióticos aminoglicosídeos são potentes ototóxicos.
- A gentamicina, o mais utilizado dos aminoglicosídeos, pode causar perda auditiva e lesar severamente o sistema vestibular, provocando desequilíbrio incapacitante e irreversível.
A monitorização do tratamento com aminoglicosídeos, citostáticos e outras drogas potencialmente tóxicas para a audição e o equilíbrio corporal deve ser sistematicamente efetuada, para surpreender o início da lesão labiríntica, o que pode ocorrer antes de surgirem sintomas de distúrbios cocleovestibulares e modificar a terapêutica.
Marcus Sodré
CRM-PB: 4940
Especialidade: Otorrinolaringologista