Artigos Médicos

Rouquidão pós-carnaval

Publicada em 25/02/2007 às 00h

As disfonias (rouquidões) têm varias origens e sua evolução vai depender das medidas tomadas logo nos primeiros dias após o seu surgimento.

Durante este período que compreende o verão e que culmina nos festejos carnavalescos, nós, otorrinolaringologistas, nos deparamos com considerável aumento no número de consultas relativas à s disfonias. Isso ocorre porque o uso de ventiladores, ar-condicionado, bebidas geladas e principalmente o "abuso vocal" se traduzem na rouquidão de muitos de nossos pacientes.

Como medidas práticas, nossa orientação é ingerir bastante líquido, evitar gelados, tentar não se expor a variações abruptas de temperatura e, principalmente, preservar o repouso vocal, evitando, inclusive, falar cochichando, o que só piora o problema.

Os otorrinolaringologistas orientam que quando a disfonia persistir por mais de 5 dias sem melhora, o paciente deve evitar a automedicação e procurar a orientação especializada, que será direcionada através da história clínica, exame vídeo-laringoscópico e medicação adequada a cada caso.
Marcus Sodré

Marcus Sodré

CRM-PB: 4940

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Marcus Sodré