Artigos Médicos

Dicas de saúde para o verão - 2

Publicada em 08/02/2009 às 00h

O aumento do uso de gelados, ventiladores e ar condicionado no verão causam, com freqUência, o aparecimento das crises de garganta, as faringites, que se caracterizam por dores locais para engolir ou falar, tosse ou pigarro, moleza no corpo e febre, rouquidão e secreção na garganta, destacando que nem sempre os processos apresentam todos os sintomas!

O tratamento inicial deve ir ao sentido do repouso da voz e do corpo, ingestão de líquidos para hidratação, um analgésico, os gargarejos caseiros (tipo água com sal, cascas de romã ou aroeira etc. "" sempre suaves!) e a visita ao médico quando a crise não cede para se iniciar uma medicação mais forte a depender de cada caso.

A respiração também reclama sua parcela de atenção pelos mesmos hábitos no verão, quando as rinites e sinusites nos alertam com seus sintomas nasais e na face, nem sempre em quadro típico, isto é, sempre aparecem de maneira variada!

Dores na face e voz fanhosa, obstrução nasal e coriza, espirros e secreção são sinais e sintomas que denotam os processos inflamatórios e infecciosos no nariz e seios paranasais e que orientamos tratar com cuidado para não se tornar crônico, isto é, antigo!

Podemos usar algumas dicas para o tratamento das rinites e sinusites utilizando o conhecimento popular na forma de inalações caseiras suaves com folhas de eucalipto ou colônia ao deitar, a irrigação nasal com soro fisiológico por várias vezes ao dia, evitar a exposição da face ao ar condicionado forte ou ventilador exagerado e evitar o uso prolongado de gotinhas nasais. Nos processos rebeldes, se aconselha um especialista para realizar avaliação adequada ao caso, com exames se necessário ou medicação antibiótica, anti-inflamatória, anti-alérgica ou corticóides, o que determinará a melhora das patologias o mais rápido possível na dependência de inúmeros fatores individuais, alimentares e ambientais.

Evite a automedicação porque, muitas vezes, não resolve ou até complica o quadro inicial!

Marcus Sodré

Marcus Sodré

CRM-PB: 4940

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Marcus Sodré