Artigos Médicos

Osteoporose

Publicada em 06/04/2003 às 00h

A Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea com conseqUente aumento no risco de fraturas. Até o ano 2000, estimou-se em 20 milhões, os brasileiros com esta patologia. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Osteoporose são a historia familiar positiva, raça branca, sexo feminino, menopausa precoce (abaixo de 45 anos), baixa ingesta de cálcio, sedentarismo, tabagismo e o uso de corticosteróides.

A doença se apresenta de forma silenciosa e muitas vezes o diagnóstico é conhecido após uma fratura por trauma mínimo. Osteoporose não causa dor, sendo este sintoma encontrado apenas em caso de fratura. A alta morbidade e mortalidade decorrente das fraturas, principalmente as do colo fêmur, nos impõe a necessidade de prevenir e tratar com eficiência a osteoporose.

Uma boa ingesta de leite e derivados, folhas verdes, exposição solar de 15 minutos ao dia e exercício físico são essenciais, mas remédios cada vez mais modernos são usados com sucesso, melhorando a massa óssea e diminuindo o risco de fraturas. Diminuir o risco de quedas é tão importante quanto o uso de qualquer terapia. Evitar tapetes soltos ao lado da cama, usar suportes no banheiro, evitar levantar a noite no escuro, evitar móveis com quinas são medidas simples que podem poupar nossos pacientes de quedas e fraturas.

A densitometria óssea é o exame que guia o diagnóstico e o tratamento da osteoporose, devendo ser realizada periodicamente de acordo com a avaliação médica, principalmente nos pacientes que apresentem fatores de risco.
Marcus Ivanovith

Marcus Ivanovith

CRM-PB: 5288

Especialidade: Reumatologia