Artigos Médicos
O avanço da técnica de Cirurgia de Catarata
Nas últimas duas décadas, a evolução da técnica operatória da Cirurgia Catarata "“ Facetomia "“ passou por avanços importantes. Um bom exemplo é o advento da Facoemulsificação, uma técnica cirúrgica, e das lentes intraoculares dobráveis.
Trata-se de uma tecnologia moderna, que consiste em fragmentar, através de ondas de ultra-som, o cristalino cataratoso. Em seguida, é feita uma incisão cirúrgica de apenas três milímetros para implantar uma lente dobrada no olho, que se abre após o implante. Esta técnica não necessita de pontos cirúrgicos e curativos pós-operatórios. É um procedimento é realizado sob anestesia local e sem sangramentos, pois é feito em córnea transparente. Isto proporciona ao paciente uma recuperação visual rápida, com retorno à s atividades normais rapidamente.
Tecnologia como esta não quer dizer que a cirurgia de catarata seja um procedimento simples e que pode ser feito sem maiores cuidados. Pelo contrário, é um procedimento invasivo intraocular, que deve ser realizado em bloco cirúrgico com todos os cuidados de assepsia, equipe cirúrgica treinada e paciente monitorizado pelo anestesiologista.
Manoel Paiva da Cunha Dália
CRM-PB: 3292
Especialidade: Oftalmologia