Artigos Médicos

Micose de unha

Publicada em 12/05/2002 às 00h

A micose de unha é um problema relativamente comum e surge como manchas brancas ou escuras que vão deixando as unhas feias, grossas e ocas, afetando tanto as das mãos como as dos pés. É mais freqUente em pessoas que ficam com as mãos molhadas o tempo todo, mas também pode ser adquirida quando mexemos com terra, areia ou água suja. É comum também pegar esta doença em manicures através de alicates, tesouras e lixas contaminadas.

Para evitar problemas, a dermatologista Lília Yoshiko Tokuo ressalta que é importante sempre fazer as unhas em locais onde haja boa higiene. "Assegure-se de que todo o material é esterilizado ou descartável", orienta. "Em casa, comece sempre cortando as unhas normais e, por último, as doentes. Se fizer o contrário, poderá espalhar a micose para todas as unhas", alerta.

A dermatologista diz ainda que, após o uso de alicates e tesouras, o material deve ser fervido em água quente por 30 minutos. Depois disso, já estará pronto para o próximo uso com segurança. "O tratamento de micose de unha é demorado e muitas vezes há necessidade de medicamento via oral. Procure sempre o seu dermatologista que poderá indicar o melhor para deixar as suas unhas bonitas e saudáveis", diz a médica.
Lília Yoshiko Tokuo

Lília Yoshiko Tokuo

CRM-PB: 4312

Especialidade: Dermatologia