Artigos Médicos
Como está seu sono? Dormiu bem esta noite?
Pois bem, saiba que o sono é uma necessidade básica do ser humano (repouso do corpo e da mente), ou seja temos que reservar horas adequadas para dormir. Cerca de 14h a 17h, no recém-nascido; 10h até os 10 anos de idade; entre 7h e 9h, no adulto; no idoso, entre 7h a 8h.
O sono consiste em um estado fisiológico em que o cérebro procura restabelecer funções básicas do organismo, tais como o controle e homeostasia de outros órgãos e hormônios: das conexões cerebrais (memória, aprendizado), hormônio do crescimento, equilíbrio tireoideano, função imunológica, dentre outras.
Entre os distúrbios mais comuns, destacam-se a Síndrome da Apneia e Hipoapneia do Sono (SAOS), a sonolência excessiva, a insônia e os distúrbios do ritmo circadiano (trabalhadores noturnos).
A importância está evidenciada nos números: as dificuldades para dormir constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população do mundo. Estima-se na população geral que entre 1,2% a 7,5% possuem a Síndrome da Apneia; 20% da população desenvolve suas atividades fora dos horários convencionais; e cerca de 60% dos motoristas apresentam distúrbio do sono; infarto do miocárdio (IAM), de 1,2% a 7,5%; hipertensão arterial sistêmica (HAS), 30%.
As principais queixas dos distúrbios do sono são: sonolência diurna, irritabilidade, comprometimento no aprendizado, descontrole da HAS e da DM, conflitos conjugais, acidentes de trânsito, índice maior de IAM e AVC, depressão, acidentes no trabalho, insônia, fadiga diurna, alteração do humor, distúrbio gastrointestinal, cefaléia, abuso de estimulantes e medicações.
Na suspeita do distúrbio do sono, um otorrinolaringologista deve ser procurado. O diagnóstico passa pela coleta dos dados clínicos, do exame físico que em conjunto com o exame indicado definirão a hipótese diagnóstica e seu o tratamento adequado. Nos casos de Apneia do Sono, temos como exame a Polissonografia Basal, que é o exame padrão internacional para o diagnóstico. Na possibilidade de ser uma insônia, medicações ou orientações comportamentais podem ser o suficiente para o êxito no equilíbrio do sono. Outras condutas, de acordo com a definição do diagnóstico.
Favoreça a um ambiente adequado para dormir (evite estímulos visuais ou auditivos, pois podem inibir o início do sono), não faça uso de estimulantes perto da hora de dormir, faça atividade física para uma vida saudável (não próximo a hora de dormir), alimente-se bem para evitar sobrepeso.
E você, dormiu bem hoje?
Josemar Soares
CRM-PB: 5140
Especialidade: Otorrinolaringologista