Artigos Médicos

Campanha da Voz 2014

Publicada em 11/04/2014 às 17h

Campanha da Voz 2014

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (Academia de Laringologia e Voz), a Associação Paraibana de Otorrinolaringologia e a Sociedade Paraibana de Fonoaudiologia vêm apresentar o Projeto de Campanha da Voz 2014, onde faremos atendimento gratuito em otorrinolaringologia e fonoaudiologia (triagem, diagnóstico e orientação de tratamento), direcionando, quando necessário, para as unidades públicas responsáveis. Os casos suspeitos de câncer serão encaminhados para o Hospital Napoleão Laureano.

A campanha ocorrerá em um único dia, 16 de abril, no período da manhã, a partir das 8h30, e no período da tarde, até as 17h. Os locais de atendimento serão o Hospital Edson Ramalho, a Universidade Federal da Paraíba (Setor de Fonoaudiologia) e o Centro Universitário de Ensino (UNIPÊ - Setor de Fonoaudiologia). O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de atendimento com especialistas da voz, com foco direcionado a distúrbios da voz e à antecipação no diagnóstico do câncer de laringe.

Dados da organização Mundial da Saúde mostram que o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de câncer de laringe: são mais de 15 mil por ano, sendo mais de 8 mil fatais, apesar das chances de cura superarem 90% se detectado precocemente. Mais de 70% da população ativa tem na voz o instrumento de trabalho mais exigido. Os principais agentes agressores da laringe são o fumo e o álcool, alterando a permeabilidade das pregas vocais (desidratação), e, assim, suas características vibratórias, culminando nas chamadas disfonias (rouquidão, aspereza, que não são condições normais da voz).

Na Avaliação Perceptiva da Voz (R.A.S.A.T.I. - Rouquidão, Aspereza, Soprosidade, Astenia (fraqueza), Tensão, Instabilidade), podemos obter informações sobre características das pregas vocais, tais como alterações em sua estrutura.

Cuide da sua Voz. Procure o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.

 

Josemar Soares

Josemar Soares

CRM-PB: 5140

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Josemar Soares