Artigos Médicos

Câncer de mama: se toque, se cuide!

Publicada em 26/10/2012 às 11h

Durante todo este mês de outubro procuramos divulgar o \"Outubro Rosa\", que é um movimento popular que acontece em todo o mundo procurando unir diversos povos em torno de uma causa tão nobre: a prevenção ao câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. As ações são direcionadas à conscientização da população, chamando a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estão previstos para o ano de 2012 cerca de 52.680 casos novos diagnosticados de câncer de mama, sendo destes, 640 casos aqui na Paraíba.

Infelizmente não dispomos ainda de nenhum método efetivo para evitar o aparecimento da doença, sendo o diagnóstico precoce a maior arma contra o câncer de mama, quando as chances de cura são bastante elevadas. A importância da paciente se tocar consiste no fato de aprender a conhecer melhor sua mama e poder perceber caso surja alguma alteração. A mamografia é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico do câncer de mama. Deve ser realizada anualmente após os 40 anos de idade e a partir de 35 anos, nas pacientes que apresentem fatores de risco como parentes de primeiro grau com câncer de mama, especialmente se ocorreu antes da menopausa, bilateral ou câncer de mama masculina. A mamografia poderá ser associada à ultrassonografia em alguns casos, objetivando aumentar sua especificidade.

Esperamos que ações de conscientização como estas, mobilizando a sociedade, ONGs, classe médica e poderes públicos não fiquem restritas ao mês de outubro, pois a elevada incidência do câncer de mama exige maior investimento no diagnóstico precoce e na orientação de hábitos de vida, como alimentação mais saudável, manutenção do peso e prática de atividade física.

 

Jeane Sandra Nogueira

Jeane Sandra Nogueira

CRM-PB: 4258

Especialidade: Mastologista

Mais artigos de Jeane Sandra Nogueira