Artigos Médicos

Videoendoscopia

Publicada em 04/04/2010 às 00h

Videoendoscopia da deglutição é um exame realizado pelo otorrinolaringologista, para investigar alterações na deglutição. É realizada com aparelho endoscópico apropriado, através da administração de alimentos de diferentes consistências, observando o caminho percorrido pelo alimento da boca até o esôfago.

Geralmente, o alimento ofertado consiste de água espessada e corada com corante artificial, para permitir a visualização e gravação em DVD. É um exame indolor, rápido e que pode ser realizado em adultos e crianças, com alguma dificuldade para deglutir ou queixa de entalo.

A dificuldade no ato de comer, devido a uma alteração na deglutição, é chamada de "disfagia". Idosos, pacientes que realizaram cirurgia de cabeça e pescoço e pacientes com doença neurológica, que usam traqueostomia, podem sofrer deste distúrbio. Neste caso, a comida que deveria ir da boca ao estômago percorre outro caminho que seria a árvore respiratória. Pacientes com este problema podem apresentar pneumonias de repetição, desnutrição, desidratação e problemas de respiração.

Disfagia, quando grave, pode trazer riscos à vida e deve ser diagnosticada e tratada com certa urgência.

Muitos pacientes utilizam sonda para se alimentar, para evitar estas alterações, nestes casos antes de indicar retirada da sonda e alimentação pela boca se faz necessário um exame detalhado de como a deglutição está se processando, evitando complicações.

O ideal é que este exame seja realizado em ambiente hospitalar, para que o paciente, muitas vezes debilitado possa ter monitorização satisfatória.

Pessoas, sem doença aparente, mas que sentem entalo, engasgos, dificuldade para engolir determinados alimentos devem também realizar este exame. Não há contraindicação nem exposição à radiação.
Janaína C. Rodrigues Nogueira

Janaína C. Rodrigues Nogueira

CRM-PB: 5010

Especialidade: Otorrinolaringologista