Artigos Médicos
Segurança em cirurgia plástica
O Brasil é o segundo país no mundo em número de cirurgias plásticas realizadas anualmente. Ser um país tropical, ter a cultura de valorizar a beleza e o corpo, possuir bons cirurgiões plásticos e, atualmente, facilidade no acesso ao crédito fortaleceram essa conjuntura.
Quem está em busca de uma cirurgia plástica deve tomar alguns cuidados. A primeira e mais importante é procurar um profissional qualificado, que deve possuir residência ou pós-graduação em cirurgia plástica e ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Deve-se chamar a atenção a esse ponto, pois a maior parte dos erros que ocorrem em procedimentos cirúrgicos relacionados à cirurgia plástica acontecem por profissionais não especialistas. Conhecer o currículo do profissional e suas referências também são essenciais. A procura do médico pelo preço ou facilidade de pagamento é o principal erro que os pacientes cometem.
Conhecer os cuidados que esse profissional tem com pré, trans e pós-operatório faz parte de um planejamento cirúrgico adequado. No pré-operatório, deve-se realizar exames laboratoriais, de imagem, pareceres de outras especialidades e evitar fumo e algumas medicações de acordo com cada tipo e risco da cirurgia. No trans e pós-operatórios, as maiores complicações são as tromboses venosas profundas (TVP) e o tromboembolismos pulmonar (TEP). Medidas de prevenção como a deambulação precoce, uso de meias antitrombo, bota pneumática intermitente e medicações antitrombóticas são importantíssimas para diminuir as chances desses eventos. A cirurgia deve ser realizada preferencialmente em ambiente hospitalar e o ideal é que o mesmo disponha de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro de Diagnóstico por Imagem. Outra recomendação é não fazer mais que dois procedimentos cirúrgicos em um mesmo paciente.
Dessa forma, o paciente que deseje uma cirurgia plástica tem que ter o conhecimento completo sobre a sua cirurgia tanto em relação ao benefício estético quanto a possibilidade de complicações e suas formas mais adequadas para prevenção.
Jailson Oliveira Dantas Filho
CRM-PB: 6206
Especialidade: Cirurgião plástico