Artigos Médicos

Cuidados com a pele das crianças

Publicada em 08/07/2001 às 00h

A pele das crianças é muito sensível e requer cuidados especiais, principalmente a dos bebês. Em caso de perceber algum problema, os pais devem procurar um dermatologista. Um cuidado básico a se tomar é evitar a aplicação de remédios na pele das crianças sem o exame deste profissional. Além de atrapalhar o diagnóstico, pode piorar o quadro. O dermatolgoista Jader Freire Sobral Filho dá algumas dicas de cuidados que se deve ter com a pele das crianças.

Se a criança freqUenta piscina e estão aparecendo pequenos caroços com uma depressão no centro, existe o risco de ser molusco contagioso. Esta doença deve ser tratada o mais breve possível, pois se alastra com facilidade, tornando mais difícil o tratamento.

Aquelas que brincam em caixas de areia ou na praia podem pegar larva migrans, também conhecido como ""bicho geográfico"". Por isso, fique atento a manchas avermelhadas, que coçam muito e fazem um caminho sinuoso semelhante a um caminho de serpente.

Pequenas bolhas com puz podem ser impetigo, enfermidade que causa doença renal grave. Por isso, o problema deve ser tratado logo no início.

Ao trocar fraldas do bebê, deve-se evitar falar sobre ele, pois gotículas de saliva levam germes da boca, existindo o risco de infeccionar a pele dos recém nascidos.
Jader Freire Sobral Filho

Jader Freire Sobral Filho

CRM-PB: 3084

Especialidade: Dermatologia