Artigos Médicos

Vestibulopatias

Publicada em 16/11/2003 às 00h

"Nosso principal órgão do equilíbrio chama-se Sistema Vestibular. São canais cheios de líquidos que se localizam dentro dos ouvidos internos e que aos movimentos do corpo se movem. Sinais contínuos deste Sistema Vestibular são enviados ao Sistema Nervoso Central, informando a todo instante a nossa posição no espaço. Através destas informações, ajuntadas com a visão, o tato, sinais dos tendões e músculos, o corpo pode manter-se equilibrado. Nas brincadeiras de criança, como "cobra cega", vemos a ação deste sistema ao ser estimulado intensamente. A criança perde a noção de equilíbrio.

Os distúrbios que podem surgir neste sistema são chamados de Vestibulopatias, Labirintopatias ou Labirintites. Este último termo, menos correto, pois a inflamação não ocorre sempre. Têm múltiplas causas: vasculares; distúrbios metabólicos; traumática; inflamatórias; infecciosas; etc. Acometem desde crianças até idosos, sendo nestes e nas mulheres mais comum.

O sintoma principal é a tontura, muitas vezes acompanhado de náuseas, zumbidos, perda da audição, pressão no ouvido, etc. A tontura pode ser rotatória, piorando ou não com os movimentos; desequilíbrio ao andar; instabilidade. Pode ser breve ou durar até meses. Deve-se procurar de imediato um otorrinolaringologista, especialista apto a avaliar, tratar e diferenciar de outras doenças que também causam tontura."
Islan Nascimento

Islan Nascimento

CRM-PB: 4936

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Islan Nascimento