Artigos Médicos

A voz da saúde

Publicada em 15/04/2012 às 07h

A voz da saúde

Estamos na era das comunicações globalizadas, as informações circulam pela rede digital através dos sites, blogs, facebook, twitter, etc. Tudo muito novo e rápido. Nesta \"onda\" da comunicação globalizada temos a unidade primordial, que, como os tijolos de uma casa, constrói tudo isso: a palavra. Aquela que, dependendo do seu uso, pode criar ou destruir, mas nunca passa despercebida.

A voz que a produz lhe dá suas características: rude ou suave, construtiva ou destrutiva, doente ou saudável... comandada pelos mais refinados e íntimos comandos cerebrais, nasce na realidade da nossa alma, a fonte de nosso ser. Sentimentos e emoções são suas matérias primas. A laringe é seu operário. A cavidade oral, seu distribuidor. O ar, seu meio de transporte. Um ouvido, seu receptador. Outra alma, seu consumidor. A voz é um produto refinado, de grande valor agregado.

Como toda sociedade, que ainda se perde nos hábitos de autodestruição (fumo, bebidas, drogas), mas que segue progredindo, vemos a necessidade de alertar para os cuidados com a voz.

Conhecer os fatores prejudiciais pode prevenir doenças: abuso vocal, bebidas alcoólicas e fumo, os mais importantes agressores das pregas vocais. Inflamação, pólipos, nódulos e cistos são algumas das suas patologias. O câncer da laringe, que o ex-presidente Lula está tratando, a mais grave doença. Prevenção e tratamento precoce são as medidas mais eficazes. Através do exame de videolaringoscopia, facilmente se pode chegar a um diagnóstico.

Em uma sociedade digital e moderna, a palavra bem falada nunca perderá seu poder.

 

Islan Nascimento

Islan Nascimento

CRM-PB: 4936

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Islan Nascimento