Artigos Médicos

A importância da voz

Publicada em 12/04/2009 às 00h

Bom dia! Você sabe que eu lhe amo muito? Onde fica o Centro Espírita Allan Kardec? Estou perdido nessa cidade".

Você já se imaginou sem poder falar essas frases, sem poder se comunicar, sem poder expressar verbalmente o que sente ou o que quer, mesmo estando em um país onde falam a sua língua? Nesse mundo, onde a comunicação deve ser cada vez mais refinada e esclarecedora, onde mais e mais se precisa de palavras, de diálogo, poder falar é essencial.

Pelas palavras, dois seres humanos conseguem interagir seus mundos, criando outro, onde há a compreensão e o entendimento, desfazendo-se barreiras personalistas, religiosas, nacionalistas. Em outras palavras, criando um verdadeiro mundo cristão e sem preconceitos, mesmo que eu diga ser espírita, católico, evangélico, judeu...

No próximo dia 16 de abril, estaremos comemorando o 7º Dia Mundial da Voz, iniciativa da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, desde 1999. Especialidade médica mais ligada à comunicação, cuidando da voz e da audição, a otorrinolaringologia brasileira conclama a sociedade para os cuidados com a laringe, órgão que produz a voz humana.

Cuidados simples podem evitar que a voz perca sua qualidade, gerando disfonias: falar na intensidade e na frequência adequadas; hidratar-se bem; cuidados com os alimentos ingeridos e evitar bebidas alcoolicas; tratar de pigarros e tosses crônicas. Diminuir ou debelar o hábito de fumar é nossa maior meta, pois esse é o principal indutor do câncer de laringe, que pode levar à retirada total do órgão.
Islan Nascimento

Islan Nascimento

CRM-PB: 4936

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Islan Nascimento