Artigos Médicos

Tendinite

Publicada em 11/01/2004 às 00h

"Tendinite é o processo inflamatório que atinge os tendões, podendo ser causado tanto por fatores mecânicos, ou sejam, esforços prolongados e repetitivos provocando sobrecarga, como por fatores químicos, isto é, a desidratação, quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados, ou uma alimentação incorreta, causando liberação de toxinas no organismo. Clinicamente, a tendinite se manifesta por dor acompanhada de edema, calor e incapacidade funcional do membro afetado.

O diagnóstico de tendinite é clínico, através de uma anamnese (entrevista) e do exame físico, Pode-se, no entanto, lançar mão de uma ultra-sonografia, depois de feito uma radiografia normal para confirmação diagnóstica. Um dos fatores mais importantes diante desse quadro é a sua prevenção através de uma atividade física regular com correção postural, além de uma alimentação balanceada. O primeiro passo no tratamento é o repouso, por meio da imobilização do membro afetado, associado ao uso de medicação antiinflamatória, seguida de fisioterapia para acelerar o processo de cura, sempre sob orientação médica. A aplicação local de corticóides está indicada apenas nos casos mais graves.

Portanto, é fundamental um tratamento adequado pois, uma tendinite não ou mal tratada poderá deixar seqUelas graves, como a persistência do quadro, tornando o paciente incapaz para o trabalho. Em casos mais sérios, poderá ocorrer até uma ruptura do tendão. Por isso, é importante seguir todos os passos indicados pelo médico para um pronto restabelecimento.
Heuder Romero Liberalino da Nóbrega

Heuder Romero Liberalino da Nóbrega

CRM-PB: 5050

Especialidade: Ortopedia e Traumatologia