Artigos Médicos
Cuidados com os idosos no verão
Vivemos em um país tropical onde nesta época do ano as temperaturas são permanentemente elevadas. Tal característica climática exige da população idosa alguns cuidados especiais para manter a saúde e a qualidade de vida. Chamamos a atenção para o fato de os indivíduos de idade mais avançada possuírem menor capacidade de adaptação à elevação da temperatura devido ao processo fisiológico do envelhecimento.
Destacamos entre tais alterações, a redução da sensação de sede bem como redução na capacidade de eliminar o calor do corpo, portanto os idosos devem ingerir água rotineiramente e não esperar a sede, pois esta pode não vir.
Tais alterações tornam os idosos mais susceptíveis a desidratação neste período do ano, assim como aumenta o risco de infecções urinárias (urina concentrada), alterações comportamentais (agitação ou apatia), dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar. Diante de tal situação, orientamos os seguintes cuidados e recomendações para os idosos durante o verão:
- Ingerir grande quantidade de água (no mínimo 02 litros/dia)
- Evitar ficar expostos diretamente ao sol nos horários mais quentes, priorizar atividades físicas antes das 10h e após as 16h
- Usar roupas leves e frescas, não se esquecendo dos óculos de sol, bonés ou chapéus
- Usar diariamente filtro solar e também hidratantes para manter a pele saudável.
Com estas simples medidas, os idosos poderão usufruir o verão da melhor forma e evitando prejuízos à sua saúde.
Glauco Herberth Maia de Almeida
CRM-PB: 5297
Especialidade: Geriatra e clínico