Artigos Médicos
Diabetes e o coração
O Diabetes Mellitus é responsável por 3,2 milhões de mortes no mundo, o que corresponde a 6 óbitos por minuto. Mais de 50% desses óbitos estão relacionados {a doença cardiovascular e isso ocorre porque cerca da metade dos pacientes não sabe ser portador da doença, aproximadamente 20% daqueles com diagnóstico prévio não fazem nenhum tipo de tratamento e dentre os pacientes que fazem o tratamento na maioria a doença não está bem controlada.
Essa situação pode ser revertida uma vez que uma melhor orientação e adesão ao tratamento podem melhorar esse perfil. A glicose elevada prejudica o organismo, contribuindo para a obstrução e lesão dos vasos do coração e também podendo diminuir a sensibilidade desse órgão, fazendo com que surja o \"infarto sem dor\", sinalizado algumas vezes como mal estar, vômitos e sudorese, porém igualmente grave, podendo levar ao óbito. Lembrar que grande parte dos pacientes diabéticos apresenta também hipertensão, colesterol elevado ou obesidade, fatores que aumentam bastante o risco de doença cardíaca.
Para controlar a glicose, dieta e atividade física sempre vêm em primeiro lugar. Importante dizer que dieta não é ficar sem comer. Ao contrário do que muitos pensam, o paciente diabético pode ter um cardápio bem variado. Mais importante ainda é salientar que a atividade física para o paciente cardíaco precisa ser liberada pelo seu médico. Em relação às medicações, determinados remédios interferem muito na doença cardíaca, alguns até podem prejudicar enquanto outros ajudam a controlar, inclusive diminuindo o risco de novos infartos. Se tiver dúvidas, procure ajuda médica.
Gizzele Barcellos Damazio Bandeira
CRM-PB: 6025
Especialidade: Endocrinologista