Artigos Médicos

Depressão na Infância

Publicada em 19/08/2007 às 00h

A depressão infantil é caracterizada como um mal estar do humor, com baixa auto-estima, onde a criança perde o prazer por atividades que antes fazia, passando a ter dificuldades para sair, executar algum tipo de tarefa, ou mesmo estar com pessoas que lhe agradam. Portanto, é importante lembrar que a criança também se deprime. A depressão infantil surge de forma mascarada, mesclando os sintomas e, muitas vezes, deixando os pais confusos diante de seu surgimento. Dentre os sintomas mais comuns, podemos destacar cefaléias, dores abdominais, recusas, choros e tristeza, etc. Por outro lado, a criança que ia muito bem na escola em termos de rendimento acadêmico começa a apresentar dificuldades na aprendizagem e de concentração, juntando-se ainda, em casa, a falta de apetite, a apatia e o isolamento.

ÃEURs vezes, os pais ficam satisfeitos com o isolamento dos filhos, achando que eles estão bem protegidos. Ledo engano! O isolamento, quando acompanhado dos sintomas acima descritos, se refere a um quadro de depressão infantil. É preciso buscar o médico da criança (pediatra ou psiquiatra infantil) para a confirmação do diagnóstico.

Cabe ao médico buscar as causas desta depressão. Entre tantas causas, podemos destacar problemas conjugais, separação dos pais, doenças graves ou perdas familiares, etc. Hoje se trata a depressão infantil sem dificuldades. Existe o tratamento medicamentoso, realizado com antidepressivos que normaliza o humor da criança, e, ainda, a necessidade da realização de uma psicoterapia. Portanto, dependendo da severidade da doença, temos duas opções: nas depressões leves, o tratamento é psicoterápico; nos demais quadros, devemos utilizar antidepressivos e a psicoterapia.

Os pais devem atentar para estes sintomas nos seus filhos e buscarem imediatamente o tratamento. O fundamental é o bem-estar do filho e lembrando, ainda, que a depressão infantil existe e pode até está em nossa casa. Não devemos ter resistência ao tratamento. Na maioria das vezes, o médico tem que convencer os pais a aceitarem o tratamento em benefício da saúde do filho.
Genário Alves Barbosa

Genário Alves Barbosa

CRM-PB: 1427

Especialidade: Psiquiatra infantil

Mais artigos de Genário Alves Barbosa