Artigos Médicos

Ergonomia

Publicada em 15/12/2002 às 00h

"Entre as 29 normas regulamentadoras da Portaria 3.214, de 08 Junho de 78 do Ministério do Trabalho, destacamos a NR-17 "" Ergonomia, que as empresas são obrigadas a cumprir. A ergonomia foi criada no século passado, mas só no atual é que está sendo estudada e começando a ser aplicada. É formada por um conjunto de ciências e tecnologias e procura adaptar as condições de trabalho ao homem de acordo com seu biótipo, proporcionando uma melhor qualidade de vida e eficiência. Ela também se encontra presente nas residências através da altura de bancadas e lavanderias, design de móveis e cadeiras, utensílios domésticos, fechaduras, escadas, tomadas, interruptores, etc.

Essa ciência tem como objetivo prevenir trabalhos fisicamente pesados, que provoquem fadiga e stress; movimentos repetitivos levando à s patologias articulares, denominadas Lesões por Esforços Repetitivos (LER); e problemas da postura, como lombalgias e desvios da coluna vertebral por cifose, lordose, etc. Para se processar as correções da ergonomia, é necessária uma equipe interprofissional, formada por um médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeira do trabalho, fisioterapeuta, psicólogo, neurologista e reumatologista.

As empresas que se preocupam na aplicação da ergonomia previnem doenças ocupacionais dos seus empregados que, quando adquiridas, são consideradas acidentes do trabalho. Isso implica na emissão emissão obrigatória do Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT), tornando à s vezes o funcionário incapacitado para a sua vida laborativa e sobrecarregando as despesas para o INSS através dos benefícios de Auxílio Doença, Auxílio de Acidente do Trabalho e Aposentadorias".
Francisco Samuel

Francisco Samuel

CRM-PB: 1628

Especialidade: Médico do trabalho