Artigos Médicos
As mudanças da pele na maturidade - Parte 2
Com a idade, a pele fica mais fina, com perda da elasticidade e firmeza, e há diminuição da gordura abaixo da pele, modificando os contornos da face e provocando surgimento das rugas. A menor secreção de sebo pela pele produz ressecamento e coceira. Após os 60 anos, há, em geral, uma diminuição progressiva do número e volume dos cabelos, em ambos os sexos. Exceção são os pelos das sobrancelhas, nariz e orelhas, que se tornam mais grossos e alongados. Os primeiros cabelos brancos podem surgir entre a terceira e quarta décadas de vida, iniciando-se pelas têmporas. As unhas diminuem a velocidade de crescimento, podendo se apresentar frágeis, com estriações, perda de brilho e quebradiças.
Algumas recomendações são válidas para minimizar os efeitos do tempo sobre a pele:
- Usar quantidade mínima de sabões e detergentes, limitando-se somente ao necessário para limpeza;
- Evitar o uso de sabões antissépticos, preferindo os sabões neutros ou para peles secas;
- Usar cremes ou loções hidratantes após o banho, em especial no tronco e membros;
- Além do incontestável efeito psicológico promovendo o nosso bem-estar, os raios ultravioletas são responsáveis pela fabricação da vitamina D, que promove a fixação de cálcio nos ossos. Recomenda-se, porém, evitar o sol entre as 9 e 15 horas. Quando houver exposição, abrigar-se na sombra e usar roupas adequadas, bonés/chapéus de abas largas, óculos escuros e filtros solares (com proteção para os raios UVB e UVA);
- Evitar o fumo e bebidas alcoólicas;
- Manter um estilo de vida saudável, com dieta e hidratação adequadas e exercícios físicos regulares;
- Manter também a mente saudável e ocupada;
Enfim, a prevenção é sempre a melhor alternativa e, desse modo, é possível envelhecer com qualidade. Procure seu dermatologista ao menos uma vez ao ano para discutir seus sintomas e suas dúvidas.
Flávia Estrela Maroja Marinho
CRM-PB: CRM 6430
Especialidade: Dermatologia