Artigos Médicos
Proteção solar
Os efeitos da radiação ultravioleta sobre a pele incluem a queimadura solar, espessamento cutâneo, bronzeamento, produção de vitamina D, fotoenvelhecimento, câncer de pele e doenças dermatológicas, que podem ser desencadeadas ou agravadas pela exposição solar.
Os protetores (filtros) solares são produtos utilizados com a finalidade de interferir na radiação solar, reduzindo seus efeitos deletérios sobre a pele. A maioria dos protetores combina em suas formulações filtros químicos (absorvem a radiação) e físicos (atuam refletindo a radiação). Além disso, podem conter antioxidantes, controladores de oleosidade, pigmentos. Estão disponíveis nas formas de cremes, géis, loções, aerossóis, bastões, entre outros.
O fator de proteção solar (FPS) é a principal medida da eficácia de um filtro solar. Quantifica quanto o produto é capaz de ampliar a proteção contra a queimadura solar. Por exemplo, um protetor de FPS 30 permite que o usuário exponha-se ao sol sem ser atingido por queimadura 30 vezes mais do que sem o uso do produto.
A forma de aplicação e a quantidade, além da reaplicação periódica (a cada 2 horas ou após longos períodos de imersão em água), são muito importantes. Recomenda-se que a primeira aplicação do filtro deva ser feita 15 minutos antes da exposição solar e na seguinte quantidade: rosto, cabeça e pescoço (01 colher de chá do filtro); frente e trás do tronco (02 colheres de chá); braço e antebraço (01 colher de chá); coxa e perna (02 colheres de chá). Recomenda-se o uso de FPS mínimo de 30 e evitar exposição solar entre 9h e 16h.
Outras formas de proteção solar incluem os fotoprotetores orais (vitaminas C e E, carotenóides, polipodium leucotomas), uso de roupas adequadas (tecidos mais escuros, com trama mais apertada e de fios sintéticos apresentam maior proteção), óculos escuros (evitar o uso de filtros solares perto dos olhos) e chapéus com abas longas e circulares de tecidos mais espessos.
Grupos específicos requerem cuidados especiais, tais como gestantes e crianças que devem utilizar filtros solares somente após seis meses de idade - antes disso, devem evitar exposição solar.
Flauberto de Sousa Marinho
CRM-PB: 6561
Especialidade: Dermatologista