Artigos Médicos
Coração: a bomba da vida - visão histórica
Com as exigências da homeotermia, depois de uma evolução de milhões de anos, o coração das aves e dos mamíferos se constituiu de dois sistemas de bombeamento, a circulação pulmonar e a circulação sistêmica, respectivamente irrigada pelo ventrículo direito e pelo ventrículo esquerdo.
O desempenho cardíaco começou a ser entendido cientificamente no século XVII, quando ficou definitivamente estabelecido o modelo circulatório humano atual. Nos umbrais do ano 2000, dispomos de um enorme número de conhecimentos que foram se acumulando nestes quatro séculos: A anatomia do coração, dos grandes vasos do tórax e dos pulmões não é mais questionada, as microscopias óticas e eletrônicas revelaram os mais íntimos segredos dessas estruturas.
Ficando só no campo do desempenho fisiológico, está disponível excelente informação quantitativa sobre coração e circulação, em particular sobre mecânica da contração cardíaca, controle intrínseco e extrínseco do funcionamento cardiovascular, circulação coronariana, propriedades e funcionamento do miocárdio isolado e métodos capazes de medir todas as etapas das diversas fases do desempenho cardíaco, além das leis dos gases e do transporte de O2 e CO2 pelo sangue, baseado nas mágicas propriedades da hemoglobina. Os segredos bioquímicos da máquina da vida, explicando a respiração tecidual e a combustão orgânica, são amplamente compreendidos.
Fernando Lianza Dias
CRM-PB: 2547
Especialidade: Cardiologista