Artigos Médicos

Sangramento retal

Publicada em 06/07/2008 às 00h

O sangramento retal é definido pela eliminação de sangue, sob várias formas, através do ânus. É queixa comum no consultório do gastroenterologista e do proctologista.

O paciente que procura o médico com esta queixa deve sempre ser submetido à avaliação completa quanto ao local e causa do sangramento. Neste contexto, existem dois tipos clínicos principais: os sangramentos de saída e o suspeito.

O sangramento de saída apresenta-se como sangue vermelho vivo na higiene anal ou pingando no vaso no final da evacuação. Este tem freqUentemente como causa a hemorróida e outras doenças anais mais comuns.

O sangramento suspeito, por sua vez, apresenta-se com coágulos ou misturado à s fezes; torna-se de maior valor diagnóstico se acompanhado de alteração recente do hábito intestinal. Pode ter outras causas como o câncer retal ou de canal anal.

O paciente deve ser avaliado pelo proctologista com exame completo feito no consultório e, se necessário, complementado com a colonoscopia. O tratamento dependerá da causa e deve-se lembrar do velho aforismo: "nem tudo que sangra é hemorróida".
Felipe Antônio Rocha

Felipe Antônio Rocha

CRM-PB: 4377

Especialidade: cirurgião do aparelho digestivo

Mais artigos de Felipe Antônio Rocha