Artigos Médicos
Novembro Azul
Terminado o OUTUBRO ROSA, mês dedicado à saúde da mulher, iniciamos o NOVEMBRO AZUL, onde entra em cena os cuidados com a saúde masculina. Essa campanha focada na saúde do homem começou em 2003, na Austrália, como “MOVEMBER”, junção de moustache (bigode) e november (novembro). Ganhou o mundo, e por volta de 2008 chegou ao Brasil, através do Instituto Lado a Lado pela Vida. A aceitação pela sociedade foi enorme, e atualmente, nesse mês, iluminam-se de azul, pontos turísticos, monumentos, ruas e repartições públicas em geral.
Um dos aspectos mais focados na campanha é a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença cuja importância se revela nas estatísticas a seguir. Estima-se que, por ano, tenhamos no Brasil mais de 68 mil diagnósticos, com mais de 13 mil óbitos. Responde pelo segundo câncer mais comum na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, e é a segunda causa de morte por câncer no homem, ficando atrás do câncer de pulmão. Um em cada 7 homens será acometido, sendo que 75% dos casos ocorrem após os 60 anos.
Apesar da alta prevalência, o câncer de próstata é curável em 90% dos casos, quando diagnosticado precocemente. Daí a importância dessa campanha de conscientização. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens acima de 50 anos devam realizar o check-up da próstata, devendo ser antecipado para os 45 anos, naqueles com antecedente familiar da doença. Na consulta, o urologista reconhecerá fatores de risco como idade, hereditariedade, tabagismo, hábitos dietéticos (alto consumo de gordura animal e baixo teor de fibras), etnia, obesidade, sedentarismo, além das queixas miccionais.
O exame físico deverá incluir o toque retal, exame rápido, indolor e muito importante na detecção de nódulos na próstata. Conclui-se o check-upcom análise do PSA. Não havendo suspeita de câncer, recomenda-se a visita anual. A biópsia prostática está indicada em casos suspeitos e quando positiva, o urologista indicará o tratamento mais adequado de acordo com cada caso.
Finalizando, nós urologistas fazemos um apelo à população masculina que se cuide, mantenha hábitos de vida saudáveis, procure seu médico periodicamente e divulgue os benefícios destas atitudes, não só no mês de novembro, mas durante todo ano.
Fábio Martinez de Melo
CRM-PB: 5325
Especialidade: Urologia