Artigos Médicos
Blefarocálase
Blefarocálase é o excesso de pele na pálpebra superior, produzindo rugas, devido ao relaxamento do tecido conjuntivo difuso. Além da aparência envelhecida da face (incômodo estético), pode causar outros problemas como triquíase (inversão dos cílios) e dificuldade de visão devido ao excesso de pele que tende a cair sobre os olhos como se fosse uma cortina.
A este processo pode-se juntar a presença de bolsas palpebrais que nada mais são que a protrusão de bolsas de gordura periorbitária normalmente encontradas tanto na pálpebra superior como inferior.
Geralmente o paciente queixa-se de sonolência, sensação de peso e dificuldade de abrir os olhos. Para solucionar o problema, é necessário submeter-se a uma consulta oftalmológica completa para ver se há indicação de uma blefaroplastia (cirurgia plástica criada para corrigir estes problemas estéticos e funcionais com preservação da simetria dos olhos).
A cirurgia é indicada pelo cirurgião plástico ocular. Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é necessária para estabelecer se o paciente pode se submeter a um procedimento anestésico e cirúrgico.
O maior objetivo da Blefaroplastia é eliminar o excesso de pele e gordura ao redor dos olhos, que já começa a surgir a partir dos trinta anos.
Eugênio Francisco Dias de Almeida
CRM-PB: 3722
Especialidade: Oftalmologia