Artigos Médicos

Importância do Exame de Toque

Publicada em 03/11/2002 às 00h

O exame digital da próstata, ou toque prostático, é o método mais antigo e usado na investigação das doenças mais comuns deste órgão e propicia ao médico informações a respeito do tônus do esfincter anal, hemorróidas, fissuras anais e tumores anoretais. É realizado introduzindo o dedo indicador no reto do paciente. Nas campanhas para detecção do câncer de próstata na fase inicial, quando é possível sua cura, o toque retal é realizado juntamente com a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando existe anormalidade no toque prostático e/ou PSA será indicado a biópsia prostática por agulha guiada por ultra-sonografia transretal.

Embora nos últimos anos, os homens tenham se conscientizado da importância do exame de próstata, ainda encontramos relutantes, temerosos dos mitos existentes, como o da gozação dos companheiros e perda da condição de "macho". Vale salientar que apenas na prostatite aguda o toque é doloroso.

O exame digital de próstata deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos nos negros e naqueles que tenham parentes próximos acometidos de câncer de próstata, como também em todos os homens a partir dos 45 anos. Com um simples exame, além de descobrir doenças benignas de fácil tratamento, pode-se diagnosticar o câncer de próstata na sua fase inicial, que ressalto: é prefeitamente curável. É só deixar o preconceito de lado e procurar seu urologista de confiança.
Ernesto Silveira

Ernesto Silveira

CRM-PB: 1716

Especialidade: Urologia