Artigos Médicos
Tratamento minimamente invasivo da dor
Métodos pouco invasivos para o tratamento da dor estão disponíveis para dores agudas e crônicas, através do bloqueio em pontos específicos da coluna, no músculo, em nervos ou articulações, com o objetivo de fazermos um diagnóstico mais preciso da dor e também de tratar uma diversidade de condições dolorosas, especialmente as dores de cabeça e da coluna vertebral, muito comuns no nosso dia-a-dia.
O bloqueio consiste em interromper impulsos sensoriais de uma região específica do corpo, diminuindo ou até eliminando por completo a dor e podem ser realizados por diversas técnicas como, por exemplo, os bloqueios neurolíticos, com o uso de anestésico local e infiltração de corticoide nos mais variados tipos de dor de coluna, além da aplicação de toxina botilínica (Botox), especialmente em portadores de enxaqueca crônica.
Métodos mais especializados podem ser utilizados como a radiofrequência para alívio mais prolongado das dores cervicais e lombares. Em relação às hérnias de disco que não melhoram com o tratamento clínico, atualmente dispomos de métodos cirúrgicos percutâneos (sem necessidade de corte).
Não podemos esquecer o tratamento medicamentoso, da reabilitação adequada com fisioterapia e de um apoio psicológico, quando indicado. O objetivo principal, independentemente do tipo de tratamento escolhido, deve estar focado no reestabelecimento da qualidade de vida do paciente.
Erickson Bonifácio
CRM-PB: 6005
Especialidade: neurocirurgião especialista em dor