Artigos Médicos

Hiperidrose

Publicada em 14/12/2003 às 00h

Hiperidrose nada mais é do que a doença que se caracteriza por suor em excesso em determinadas regiões do corpo, sendo afetadas mais freqUentemente as palmas das mãos e as plantas dos pés (75% dos casos), seguidas da Hiperidrose axilar pura (20% dos casos). O restante das apresentações clínicas são Hiperidrose de rosto. Este problema é cinco vezes mais freqUente em mulheres que em homens, acometendo 3% da população brasileira. Na maioria das vezes, começa na infância, mas pode afetar pessoas na adolescência ou na idade adulta.

São notórios os problemas referentes ao constrangimento particular, profissional e social a que essas pessoas são submetidas. Muitas delas evitam aperto de mão, têm dificuldade para escrever sem manchar o papel, se vêem também em apuros na hora de digitar um texto, não usam roupas de outra cor que não o preto ou branco para tentar disfarçar o suor excessivo na axila.

O tratamento é uma cirurgia torácica realizado através da colocação de uma microcâmera dentro do tórax com retirada dos gânglios responsáveis pelo comando da produção excessiva de suor. O procedimento dura em média quinze minutos com alta hospitalar no dia seguinte e a pessoa pode volta às atividades normais em dois ou três dias. A cura é imediata e para sempre.

Eduardo Antônio Lopes

Eduardo Antônio Lopes

CRM-PB: 5588

Especialidade: Cirurgião torácico

Mais artigos de Eduardo Antônio Lopes