Artigos Médicos

Alopecia androgenética

Publicada em 14/06/2009 às 00h

Alopecia androgenética ou calvície é o estado nosológico caracterizado pela diminuição dos pelos ou cabelos do couro cabeludo, determinado pela ação conjunta de predisposição genética associada à influência hormonal. É causa muito frequente de consulta médica tanto dos homens como das mulheres, sendo nelas fator de grande preocupação e ansiedade devido ao culto da sociedade aos cabelos.

No sexo masculino, ocorre um afinamento dos pelos que pode evoluir para uma perda importante dos cabelos, principalmente no vértix (entradas) do couro cabeludo. Já no sexo feminino, geralmente ocorre uma rarefação difusa, atingindo principalmente a região do alto do couro cabeludo.

Como dissemos, dois fatores são determinantes: a genética familiar de cada pessoa e o fator hormonal relacionado aos hormônios androgênicos, principalmente a testosterona e a diidrotestosterona (DHT). É importante dizer que tanto os homens como as mulheres produzem estes hormônios.

No sexo feminino, pode ocorrer aumento desses hormônios, principalmente na Síndrome do Ovário Policístico. Também é necessário dizer que a simples dosagem dos hormônios androgênicos no sangue podem estar em níveis normais, porém receptores desses hormônios ao nível da pele nos folículos pilosos podem estar disfuncionantes.

E aí, será que há soluções para o problema? Sim, há tratamentos, sendo os resultados dependentes da reação individual de cada pessoa. No homem, há atualmente medicações por via oral já bastante divulgadas como a finasterida (impede a transformação da testoterona em DHT sem prejuízo dos níveis da primeira) e tratamentos locais como loções de alfa-estradiol com absorção sistêmica mínima, loções e xampus de serenoa serrulata (ativo fitoterápico). Nas mulheres, temos opções dos anti-hormônios masculinos, como o acetato de ciproterona e a espironolactona ou derivados e os tratamentos tópicos semelhantes aos já citados para os homens.

Por fim, é importante ressaltar que a avaliação e o tratamento de todos os casos é da competência do dermatologista, sabendo-se que com o avançar da idade os cabelos diminuem tanto nos homens como nas mulheres. Como recurso último, temos a cirurgia do implante fio a fio, com técnica bem avançada.
Edilson Pinheiro do Egito

Edilson Pinheiro do Egito

CRM-PB: 4241

Especialidade: Dermatologia

Mais artigos de Edilson Pinheiro do Egito