Artigos Médicos

Dê ouvidos à sua voz!

Publicada em 25/03/2016 às 18h

A voz é nosso principal meio de comunicação, sendo imprescindível para as relações sociais e trabalhistas. Para muitos profissionais, chega a ser o principal instrumento de trabalho. São os chamados profissionais da voz, grupo composto por professores, vendedores, profissionais liberais (advogados, médicos, psicólogos etc.), recepcionistas, cantores, atores, padres, pastores, entre outros.

O uso frequente e inadequado da voz acarreta dano às cordas vocais, chamado de fonotrauma. Com o passar do tempo, a injúria repetitiva faz com que surjam lesões nas pregas vocais, como nódulos (ou calos) e pólipos, e a voz perde a qualidade, o que se expressa, sobretudo, por cansaço vocal e rouquidão. O diagnóstico dessas alterações pode ser feito no consultório otorrinolaringológico, através da realização de videolaringoscopia.

Algumas medidas simples podem ser tomadas para preservar a saúde das nossas pregas vocais. É o que chamamos de higiene vocal. A primeira delas é evitar o abuso vocal, o que significa falar pausadamente, articulando bem as palavras e intercalando com momentos de repouso, não gritar, não tossir e não pigarrear. Além disso, devemos beber bastante água (pelo menos 2 litros ao dia) para manter as pregas vocais hidratadas, moderar o consumo das bebidas que as desidratam (álcool, café, refrigerantes), não fumar e evitar alimentos que causam azia e má digestão (café, gorduras, condimentos, chocolate etc.).

É importante prestar atenção às características de sua voz. Caso perceba mudança na mesma e com duração superior a duas semanas, consulte um otorrinolaringologista.

Diana Lopes Lacerda Martins

Diana Lopes Lacerda Martins

CRM-PB: 7252

Especialidade: Otorrinolaringologia