Artigos Médicos
Uso adequado de óculos escuros
A exposição aos raios solares pode causar degeneração macular, uma doença que afeta a parte central da retina, chamada de mácula, e que, dependendo da intensidade, pode levar à baixa da acuidade visual. Apesar de afetar mais pessoas de olhos claros, ninguém está livre dela.
Por não existir, ainda, tratamento eficaz para as alterações retinianas, a principal forma de prevenção é o uso adequado dos óculos escuros, mas o usuário deve ficar atento à qualidade. Sem boa procedência, os óculos de sol não oferecem garantia de proteção UV, não passam por um tratamento antirreflexo, polarização e tratamento antirrisco. Além da péssima qualidade, a irregularidade da lente pode causar desconforto visual, dor de cabeça, visão desfocada e outros sintomas.
Óculos escuros adquiridos em lojas e quiosques a preços populares, portanto, representam um verdadeiro risco à saúde. É melhor não usar nada do que usar réplicas ilegais de marcas famosas. Também é necessário ter cuidado em compras online. O usuário deve se certificar que os óculos tenham o selo holográfico da Abióptica.
Na hora de escolher os óculos escuros, é necessário ter em mente algumas recomendações. Deve-se evitar as lentes pretas, dando preferência a uma cor que favoreça as atividades diárias e a visão. Confira:
- Cinza: são usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário sinta-se à vontade e confortável em vários momentos do dia;
- Âmbar/castanho: indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade;
- Verde: filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste;
- Púrpura: melhor opção para quem pratica esqui ou caça, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde;
- Amarela: bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.
Denise Freire Medeiros
CRM-PB: 4616
Especialidade: Oftalmologista