Artigos Médicos
Teste do Olhinho: fundamental para todos os nenês!
O sistema visual é, entre os órgãos dos sentidos, de grande importância para a interação do ser humano. É um sistema altamente sofisticado e de grande complexidade para permitir a percepção de imagens. Baseada nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), há aproximadamente seis anos, implantou de forma globalizada o Teste do Olhinho, como um exame imprescindível ao nascer. No Brasil, esse teste vem sendo realizado há aproximadamente três anos em hospitais e maternidades públicas e privadas.
Existem nas maternidades, hoje em dia, vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar sequelas mais graves.
O Teste do Olhinho (ou o Teste do Reflexo Vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.
O Teste do Olhinho previne e diagnostica várias patologias oftalmológicas, tais como retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, tumorações intraoculares (como o retinoblastoma), infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.
Os bebês prematuros devem, obrigatoriamente, realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da RP (retinopatia da prematuridade), principal causa da cegueira infantil na América Latina. Os bebês prematuros ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sanguíneos imaturos no globo ocular.
Esse teste visual completo consiste em três avaliações oftalmológicas no 1º ano de vida, distribuídas em dias de nascido, 2º mês e 5º mês. A partir do 2º ano de vida, são sugeridas avaliações oftalmológicas semestrais até os seis anos de idade. A partir daí, uma vez ao ano.
Pelo menos, 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidas ou tratáveis se forem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do Teste do Olhinho.
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja realizado logo que o bebê nasça. Se o seu filho não fez esse teste, comunique o mais rápido possível ao pediatra, e procure o oftalmologista.
Cuide da visão do seu filho!
Denise Freire Medeiros
CRM-PB: 4616
Especialidade: Oftalmologista