Artigos Médicos

Férias de verão

Publicada em 18/01/2009 às 00h

Crianças em casa, época de ir à praia, viajar, divertir-se, jogar videogames e praticar esportes ao ar livre esbanjando saúde. E, por falar em saúde, como vai sua visão?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o primeiro exame oftalmológico seja realizado aos três anos de idade, ocasião em que o oftalmologista pode detectar alterações no desenvolvimento visual, especialmente os erros de refração que acometem apenas um dos olhos que são imperceptíveis e silenciosos e que se não corrigidos na infância acarretam danos irreversíveis à visão. Crianças prematuras, diabéticas e com quaisquer sinais de dificuldade visual e/ou com baixo desempenho escolar devem ser prontamente examinadas por um oftalmologista a fim de que o mesmo possa identificar precocemente as alterações visuais e promover o tratamento em tempo hábil, colaborando para a manutenção da boa saúde ocular.

Com relação aos cuidados com a exposição ao sol, assim como a pele requer os filtros solares, os olhos também requerem a proteção aos raios UV. Daí, aconselha-se o uso dos óculos com filtro UV, especialmente na infância.

O uso do computador não gera doenças oculares, ao contrário do que muitas pessoas podem erroneamente acreditar. Mas, pode revelar que o usuário sofre algum distúrbio ocular pré-existente. Recomenda-se uma postura correta, altura da tela adequada, intervalos nos casos de longa exposição e aumentar conscientemente a frequência do piscar a fim de reduzir a secura, o ardor e o cansaço visuais.

Enfim, reservem um tempo de suas férias para fazer um "check up" da saúde ocular dos seus filhos. Leve-o a um oftalmologista e boas férias.
Débora Pires

Débora Pires

CRM-PB: 4640

Especialidade: Oftalmologista

Mais artigos de Débora Pires